14 razões pelas quais amamos a Bioware Escrito por @bfcavalcante em

Knights of The Old Republic, Baldur’s Gate, Mass Effect, Dragon Age. A Bioware é especialista em criar jogos que te trazem para dentro de um universo, com histórias ricas, complexas e cheias de detalhes. Nós, jogadores, vivenciamos essas experiências ao longo desses 20 anos da empresa, e agora é hora de relembrar algumas das coisas que nos fizeram se apaixonar por ela. Começando por:

1. Knights of the Old Republic

kotor2

Que saudade dessa tela, né?

Star Wars, pela Bioware. Uma épica saga com cavaleiros Jedi, políticas inter-raciais, personagens inesquecíveis – não tinha como dar errado. Um clássico do universo Star Wars nos jogos eletrônicos.

2. Apoio aos Cosplayers

Bioware destaca cosplays de fãs frequentemente em suas redes sociais

Bioware destaca cosplays de fãs frequentemente em suas redes sociais

Adicionar bolsos nas roupas dos personagens para facilitar que os cosplayers possam carregar celulares: sim! Fornecer kits de personagens com o detalhamento para quem for montar um cosplay? Sim! Retribuir o carinho dos fãs destacando seus cosplays incríveis nas redes oficiais da empresa: sim, sim, sim! Exemplo máximo de empresa que faz todo o sangue, suor e lágrimas envolvidos no processo de fabricação de um cosplay valer muito a pena.

3. Garrus Vakarian

Garrus3

Garrus e suas eternas “calibrations”.

Vingativo, sincero, determinado, perigoso, engraçado, exímio atirador, encrenqueiro, fiel. O melhor companheiro alienígena que você poderia pedir em Mass Effect é este Turian. E o primeiro encontro com ele em Mass Effect 2? Magnífico!

4. Baldur’s Gate e Neverwinter Nights

baldurs2

Nostalgia em uma imagem.

Fã de Dungeons & Dragons no começo dos anos 2000? Baldur’s Gate e Neverwinter Nights certamente eram o primeiro na sua lista de desejos para o Papai Noel. Esses jogos eram a transição perfeita para os fãs do RPG de mesa entrarem no digital quando seu grupo não podia se reunir.

5. Mentalidade Progressista

Dorian é uma opção de romance para protagonistas masculinos em DA: Inquisition

Dorian é uma opção de romance para protagonistas masculinos em DA: Inquisition

Em um momento onde a discussão sobre a diversidade de raças, gêneros, opções sexuais e o respeito a outras culturas em jogos eletrônicos está tão aquecida, é muito bom saber que a Bioware já está fazendo muitas coisas certas há alguns anos.

6. Alistair

"That's what I'm here for. To deliver unpleasant news and witty one liners"

“That’s what I’m here for. To deliver unpleasant news and witty one liners”

Alistair é seu companheiro Grey Warden em Dragon Age: Origins, e seus comentários engraçados ou sarcásticos sobre os eventos do jogo e os outros personagens são 10/10.

7. Apoio à Fanarts

Divulgação de fanarts na página oficial da Bioware no Facebook

Divulgação de fanart na página oficial da Bioware no Facebook

A Bioware constantemente divulga fanarts em suas redes sociais oficiais. Pode não parecer muita coisa, mas para um artista fã dos jogos da empresa ter sua arte divulgada pela própria deve ser muito recompensador. 10 pontos para a Grifinória Bioware!

8. Yvonne Strahovski como Miranda

Miranda2

Apesar de: Yvonne Strahovski.

A Miranda, de Mass Effect 2, é tipo aquela garota maldosa pela qual você era apaixonado no colégio, mesmo ela te antagonizando de tempos em tempos. E com a Yvonne Strahovski como sua modelo, devo dizer que isso funciona particularmente bem.

9. Leliana em Dragon Age Inquisition

Leliana como Sister Nightingale chuta bundas em DA: Inquisition

Leliana como Sister Nightingale chuta bundas em DA: Inquisition

Nada de garotinha em apuros – se você está na mira dela, provavelmente será assassinado na calada da noite pela Spymaster da Inquisição. Leliana não brinca em serviço: a maioria de suas sugestões para a solução de problemas envolvem a morte de seus inimigos. E a sua cena nos eventos posteriores ao seu encontro com Alexius? Simplesmente f*#@.

10. Codex

Codex em Mass Effect 3

Codex em Mass Effect 3

Quer saber mais sobre personagens, raças, lugares ou eventos? Basta entrar no Codex para adicionar dezenas de camadas de complexidade à sua experiência. A função, que está presente em boa parte dos jogos da Bioware (principalmente os mais recentes), é a prova de que lá o nível de capricho e detalhamento na criação de um mundo vai bem mais longe que o normal.

11. Mass Effect 3: Citadel

Se você jogou esse DLC, sei que você chorou nessa hora. Eu também.

Uma festa final com os seus companheiros? SIM!

Em Mass Effect nós desenvolvemos uma relação muito forte com a nossa tripulação. Eles estiveram conosco na grande saga que vivemos, ao longo de muitos anos e passando por vários momentos difíceis. O DLC Citadel é como um requiem às amizades que construímos nesses 3 jogos, e isso é belíssimo. Um dos momentos que definem Mass Effect.

12. As ilustrações das cartas em Dragon Age: Inquisition

DAICards

As cartas de Cole, Varric e Sera

Que coisa LINDA as artes que ilustram os personagens, lugares e diversas entradas do codex em Dragon Age Inquisition. Não tem como não cogitar enquadrar cada uma delas.

13. Tali’Zorah

"After time adrift among open stars, along tides of light and through shoals of dust, I will return to where I began."

“After time adrift among open stars, along tides of light and through shoals of dust, I will return to where I began.”

Uma das personagens mais emblemáticas criadas pela Bioware. A saga da Tali, e dos Quarians, tem uma carga emocional tão intensa que é muito difícil não empatizar com a causa deles. Definitivamente minha personagem favorita criada pela Bioware!

14. Casamenteira

Montreal_proposal2

Prepare seu coraçãozinho para a história.

Jackie, uma fã de Mass Effect, pediu ajuda à Bioware para planejar a proposta perfeita de casamento para o amor da sua vida, Amy. Em resposta a Bioware fez de tudo para criar uma fase especial para convencer Amy, que não fazia idéia do plano, a jogá-la.

Uma das formas que Jackie e Amy haviam se conectado inicialmente foi por causa de Mass Effect, e a ideia de Jackie era trazer isto para o pedido. No final da fase especial, Amy viu seu nome e o de Jackie escrito na tela do jogo, junto com a seguinte mensagem:

“Dear Amy,

Jackie would like to ask you something.

Love,

All of us at BioWare”

Jackie ficou de joelhos e fez o pedido de casamento, dentro do estúdio da Bioware. E a Amy disse sim! :)

Gostou do texto? Ajude a espalhar o nosso amor por videogames!

Bruno Cavalcante

Co-fundador da Alvanista e um grande fã da cultura oriental. Aprendeu a gostar de jogos eletrônicos com Super Mario Bros., teve seu primeiro amor com Shining Force II e viu que games era sua paixão quando jogou Chrono Trigger pela primeira vez. Acredita que Super Bomberman 4 deveria ser modalidade olímpica.

Leia todas as postagens do Bruno.